sexta-feira, 28 de outubro de 2011

IGREJA NOSSA SENHORA DA SAÚDE - JUSSIAPE

IGREJA  NOSSA SENHORA DA SAÚDE


Fonte: Família Assunção. 1920

 Fonte: Família Assunção. 2007

Localizada na Praça Coronel Rodrigo Alves do Município de Jussiape-Ba que, se encontra inserido na Região Sudoeste da Chapada Diamantina e localizado sobre as Coordenadas Geográficas de latitude a Sul  13° 30'  33" e a longitude oeste 14° 35' 33" (CEI, 1994) se encontra esta importante construção. Sua edificação ocorreu por mão-de-obra escrava por volta do período de 1850 - 1869 em alvenaria de barro (adobe) e, apresenta paredes com aproximadamente 80 cm de espessura. Possui o piso da nave com cobertura de tijolos de alvenaria cujo acesso se encontra disponível por três entradas frontais e quatro laterais sendo que duas destas dão acesso à capela-mor. São compostas por portas todas em madeiras que demonstram a beleza arquitetônica de sua história.
Atualmente, o prédio passou por reformas organizadas pela comunidade local e o Padre da mesma, não sendo esta a única reforma de sua existência.


                                                                 Fonte: Familía Assunção.

                                                                   Fonte: Familía Assunção.

                 Em sua capela-mor encontra-se um altar confeccionado em madeira e composto por imagens esculpidas em madeira e gesso. Este foi encomendado a Coroa Portuguesa no ano de 1866 e é o único do Brasil. Sua estrutura demonstra o estilo Neoclássico da coluna de São Pedro de Roma ( BAHIA, 1920).
Ao centro encontra se a imagem de Nossa Senhora da Saúde (Padroeira da comunidade local), esculpida em madeira ladeados por outros:Santa Terezinha, Coração de Jesus e dois Anjos.

                                                                Fonte: Familia Assunção.

Vindo de Portugal para Salvador de navio este altar passou por um longo e demorado percurso até o Porto de Salvador. Apartir desta localidade foi deslocado a lombo de burro(tropa) meio de transporte da época  para Vitória da Conquista e de mesmo modo para Jussiape.
Na sacristia encontram-se sepulturas de pessoas da comunidade desde o início do século XX.

    Fonte: Monografia - Soraia Assunção 

Nenhum comentário:

Postar um comentário